domingo, 6 de novembro de 2011

Tankōbon-Definição





Tankōbon


Geralmente os mangás são publicados primeiramente em revistas de mangá mensais ou semanais no formato de listas telefônicas (como Afternoon,Shōnen Jump ou Hana to Yume). Essas antologias geralmente contém centenas de páginas e trazem capítulos de diversas séries diferentes. Elas são publicadas em papel-jornal barato e são consideradas descartáveis. Umtankōbon é um coleção de capítulos de uma só série reimpressas no formato de bolso e em papel de qualidade superior, costuma ter em torno de 200 páginas.

Ficheiro:Japan Manga Football Captain Tsubasa Kyaputen Tsubasa by Yōichi Takahashi 2sa.jpg


Tankohon ou Tankōbon?


Em japonês, assim como no chinês, quando os kanjis juntos formam uma palavra só (unidos) o som deles podem sofrer mudanças ou a entonação se altera. Neste caso a palavra é a junção de "単行" (tankou) mais "本" (hon), a junção de ambos para criar uma palavra vira "Tankoubon". O mesmo pode se observar em palavras como Origami (junção de Ori+Kami) e Houkiboshi (Houki+Hoshi). Escrever o som como Tankohon significa outra coisas e indica que os 3 kanjis não formam uma palavra.

No Brasil

No Brasil houve algumas tentativas de antologias publicadas pela Editora Escala, o formato mais utilizado para a versão encadernada é o formatinho, maior que o formato japonês]e o número de páginas é metade de uma edição japonesa.

A Editora JBC começou publicando no formato de bolso, títulos como Samurai X, Video Girl Ai, Guerreiras Mágicas de Rayearth, porém anos mais tarde também adotaria um formato maior.

Antes dos títulos publicados pela Conrad e pela JBC, os mangás foram publicados em diversos formatos distintos, Ranma ½ por exemplo foi publicado pela Animangá no formato americano, as páginas foram publicadas no sentido de leitura ocidental (da esquerda para direita) e lombada canoa (com grampos).

Em 2009, o Studio Seasons publicou de forma seriada o mangá brasileiro Zucker na revista Neo Tokyo da Editora Escala, semelhante ao que acontece com os mangás publicados em antologia, o título ganhou uma versão encadernada em 2010 pela Newpop Editora.

Em Maio de 2010 a Panini Comics lançou no mercado Naruto Pocket, trata-se de uma reedição do mangá Naruto no formato japonês.

Em Fevereiro de 2011, a L&PM, editora conhecida por publicar livros e quadrinhos em formato de bolso, anunciou que publicaria dois títulos da Shogakukan nesse formato: Solanin de Inio Asano, e Boken Shonen, de Mitsuri Adashi, previstos para serem lançados no segundo semestre do mesmo ano.

Em Julho do mesmo ano, a Lancaster Editorial (editora fundada por Alexandre Lancaster, ex-redador dos site Anime Pró e da revista Neo Tokyo) anunciou a publicação para o mês seguinte da revista "Almanaque Ação Magazine", uma revista com 160 páginas e formato 16 x 23 cm.

A revista teve um pré-lançamento no Festival do Japão realizado em São Paulo

O projeto surgiu em 2005 no formato webcomics hospedados no site Anime Pró

No início de 2011, a editora lançou um preview no formato pdf da Edição #0


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe um comentário

VOCÊ ESTÁ NO JPN WORLD