sábado, 21 de janeiro de 2012

Curiosidades acerca de Mangakas

Curiosidades acerca de Mangakas 
* Rumiko Takashi (InuYasha, Ranma 1/2 e Urusei Yatsura) é a terceira mulher mais rica do Japão e a mulher mangaka que mais mangas vendeu.

* Akira Toryama é o mangaka masculino mais rico do Japão e o seu manga Dragon Ball é o mais vendido de sempre.
* Kochikame de Osamu Akimoto é o manga mais longo da história, conta já com mais de 160 volumes(de +/- 200 páginas cada um) e o segundo mais vendido de sempre.
* O volume 27 de One Piece(Eiichiro Oda) foi o volume mais vendido de sempre, na primeira impressão vendeu só no Japão quase 3 milhões de cópias. No geral One Piece é o terceiro manga mais vendido(atrás de Dragon Ball e Kochikame), tendo sido o manga que mais rapidamente ultrapassou a marca das 100 milhões de cópias vendidas.

* Só 3 mangas receberam todos os prémios referentes a mangas existentes no Japão: Berserk(de Kentaro Miura), 20th Century Boys(de Naoki Urasawa) e Vagabond(Takehiko Inoue).

* Nana(de Ai Yazawa) é o manga shoujo(para raparigas) mais vendido de sempre.

* O famoso personagem Pandaman que aparece em alguns momentos durante o anime de One Piece, foi criado por Eiichiro Oda quando este tinha 12 anos para ser o vilão do manga de wrestling e gag´s Kinikuman. Os vilões de Kinikuman era feitos pelos fãs, os fãs enviavem cartas com o look do personagem e uma breve descrição deste, e o autor de Kinikuman(Yudetamago) escolhia os melhores para utilizar no manga.
 * Ashita no Joe(de Tetsuya Chiba e Asao Takamori) foi manga que mais referencias teve em outros mangas e animes, imensos autores de mangas utilizaram personagens e cenas especificas de Ashita no Joe em alguns momentos de comédia dos seus mangas:
- A morte de Kamina em em Tengen Toppa Gurren-Lagan é um tributo a Joe devido a ambos morreram com o mesmo efeito de luz.
- Sendo Takeshi(Hajime no Ippo) é baseado em Yabuki Joe.
- Apenas um exemplo de alguns mangas que mencionaram Ashita no Joe: Ring Ni Kakero, Eyeshield 21, D.Gray Man, Berserk, Kochikame, Air Gear, Tenjou Tenge, Rookies, Full Metal Alchemist, Ouran Host Club, Yakitate Japan, Gintama, School Rumble, Great Teacher Onizuka, Urusei Yatsura, Ranma 1/2, City Hunter, Noritaka, Rokudenashi Blues, Yume de Aetara.
 
* Yabuki Joe foi eleito em 2004 o personagem mais famoso dos mangas:
1º - Yabuki Joe(Ashita no Joe - 1968)
2º - Kankichi Ryotsu(Kochikame - 1976)
3º - Onizuka Eiikichi(Great Teacher Onizuka - 1997)
4º - Kenshiro(Hokuto no Ken - 1983)
5º - Lupin III(Lupin III - 1967)
6º - Monkey D. Luffy(One Piece - 1997)
7º - Usagi Tsukino(Bishoujo Senshi Sailor Moon - 1992)
8º - Duke Togo(Golgo 13 - 1969)
9º - Shinichi Kudo aka Conan(Metantei Konan - 1994)
10º - Ryo Saeba(City Hunter - 1985)
 * Quando Yabuki Joe morreu, houve um funeral real realizado por um padre num ringue de boxe em que atenderam mais de 700 pessoas. 
* Death Note foi o manga que mais depressa caiu de popularidade, os seus 7 primeiros volumes encontravam-se em segundo lugar tanto do top japonês como do top interno da Shonen Jump, os seus volumes seguintes(8, 9, 10 e 11) abandonaram o top 10 japonês sendo que o último volume(12) conseguiu a oitava posição, os volumes 10 e 11 nem o top 10 da Shonen Jump conseguíram alcançar.
Embora não exista maneira de provar, muitos dizem que foi a morte de L que provocou a queda das vendas, uma vez que o volume 7 é o volume da morte de L. Mas como não há provas concretas fica apenas na especulação.
 

* Akira Toryama(Dragon Ball) diz que já não tem paciência para seguir mangas como quando era mais jovem, neste momento o único manga que lê é One Piece, o seu filho passava a vida a discutir One Piece com os colegas, e Toryama não resistiu à tentação e um dia enquanto passeava com familiares passou numa livraria e pela primeira vez desde á muitos anos adquiriu um volume de manga(o primeiro de One Piece).
Numa entrevista que fez em conjunto com Eichiiro Oda(One Piece) disse a este que espera que ele desenhe One Piece por muitos mais anos.
 
* Youn In-wan e Yang Kyung-il foram os primeiros mangakas koreanos a fazerem um manga no Japão, eles residem os 2 no Japão mas o seu manga, Shyn Angyo Onshi era lançado simultaneamente no Japão(como manga) e na Korea(como Manhwa).

* Quando Yoshihiro Togashi(Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter) decidiu dar por terminado o seu manga Yu Yu Hakusho em 1994, um grupo de fãs juntou-se a atiraram pedras é janela de sua casa, algumas pedras tinha o kanji "morte" inscrito.

* Yoshihiro Togashi(Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter) é casado com Naoko Takeuchi(Sailor Moon).
 
* Os maiores mestres do shonen deste tempo têm como manga favorito Dragon Ball e mangaka favorito Akira Toryama, entre eles:
- Eichiiro Oda(One Piece)
- Takeshi Obata(Hikaru no Go e Death Note)
- Murata Yusuke(Eyeshield 21)
- Kubo Tite(Bleach)
- Masashi Kishimoto(Naruto)

* Um fã hardcore de manga no Japão decidiu fazer um book com as frases mais famosas de mangas e animes, o que começou como uma brincadeira acabou por vender quase 5 milhões de cópias no Japão, aqui vão algumas frases que fizeram o sucesso do livro:
"Omae wa mou shindeiru"(Kenshiro de Hokuto no Ken) - "You are already dead"
"TATE, TATE Joe"(Dampei para Yabuki Joe de Ashita no Joe) - "GET UP, GET UP Joe"
"As Sakura is the flower among flowers, i Kwabara am the man among
men"(Kwabara de Yu Yu Hakusho)




* Durante o tempo em que Nobuhiro Watsuki esteve a desenhar o manga Rurouni Kenshin teve como ajudantes: Eichiiro Oda(One Piece) e Hiroyuki Takei(Shaman King)

* Nobuhiro Watsuki(Rurouni Kenshin) já foi ajudante de Takeshi Obata(Death Note e Hikaru no Go) quando este era ainda um iniciante como profissional.

* Em 1993 Kubo Tite(Bleach) mandou para a Shonen Jump o capítulo piloto de Bleach, que foi imediatamente recusado pois tinha imensas parecenças com um dos hits da altura, Yu Yu Hakusho. Mas na altura Akira Toryama(Dragon Ball) ainda esta a desenhar Dragon Ball mas já fazia parte do staff técnico da Shonen Jump, e leu esse piloto de Bleach, depois escreveu uma carta a Kubo Tite a dizer para ele não desistir da ideia pois esta tinha potencial, só precisava de algumas mudanças. Em 1999 Tite lançou na Shonen Jump Zombie Powder e em 2001 lançou Bleach que provou ser um mega sucesso, Tite agradece a Toryama porque na altura ele era ainda jovem e a carta que recebeu fez com que mantivesse as suas esperanças e ambições altas.
* Numa entrevista que deu em 2008, Takeshi Obata(Death Note) disse que o manga que mais gosta de ler no momento é Naruto e disse também que adorava fazer um manga a meias com Eichiiro Oda, segundo ele na redacção da Shonen Jump todos os mangakas tratam Oda por "Chibi Tensai"(pequeno génio).

* Quando Kochikame fez 30 anos de serialização, todos os autores de Shonen mangas(mesmo de revistas sem ser a Shonen Jump) fizeram um tributo a Kochikame, por exemplo nessa semana na Jump Kankichi Ryotsu apareceu em todos os mangas da 



Jump:
Eyeshield 21 - Era um dos fãs dos Tahio Sphinx no jogo Sphinx vs Dinossaurs.
Prince of Tennis - Estava sentado no banco do treinador durante um jogo do Fuji contra o Shiraishi.
Naruto - Este é difícil de ver, ele está na parte superior do ecrã quando o Shikamaru está a fazer o seal.
Gintama - Estava sentado num banco da rua enquanto Gintoki passeava na rua.
One Piece - Quando os Straw Hats escapavam de Enies Lobby, Ryotsu era um dos marines que estavam nos barcos que os perseguiam.
Majin Tantei Nougami Neuro -
Katekyo Hitman Reborn - Está no calendário no quarto do Tsuna.
D.Gray-Man
To LOVE-Ru - Está num dos cartazes de recrutamento de clubes.

* A esquadra da policia de Kochikame existe mesmo, então na localidade de Katsushika ergueram uma estátua em tamanho real do protagonista de Kochikame, Kankichi Ryotsu

* Em 2003 foi criado no Japão uma réplica em tamanho real do barco de One Piece Going Merry, dentro do barco estão todos os personagens, existe um restaurante e uma loja de lembranças, neste momento é um atracção turística da baía de Toyko. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe um comentário

VOCÊ ESTÁ NO JPN WORLD