quinta-feira, 19 de abril de 2012

Hokuto no Ken

Hokuto no Ken é um mangá e anime estilo shounen, e mais tarde seinen, criado por Buronson (roteirista) e Tetsuo Hara (ilustrador). Passado num mundo devastado na década de 1990 por uma guerra nuclear, Hokuto no Ken conta a história de Kenshiro Kasumi, o sucessor do milenar estilo Hokuto Shin Ken. A série, bastante sangrenta, é considerada por muitos como a base dos animes seinen. Extremamente popular no Japão mesmo mais de 20 anos após o lançamento, em 2003 foram lançado três novos ovas, e em 2005 começaram a produção de cinco novos ovas que foram lançados entre 2006 e 2008.
O mangá conta com 245 capítulos publicados pela revista semanal Shonen Jump, entre 1983 e 1988, totalizando 27 volumes encadernados.


Hokuto no Ken 1
O anime iniciou em 1984, produzido pela Toei Animation e dirigido por Toyoo Ashida. Com 4 sagas totalizando 109 episódios, a série terminou em 1986, correspondendo a primeira parte do manga.


Hokuto no Ken 2
Em 1987 a Toei Animation lançou outra série chamada Hokuto no Ken 2, na qual contém 43 episódios. A história acontece vários anos após o final da primeira série e corresponde a segunda parte do mangá. Anos depois Bart e Lynn, bem amadurecidos, estão no controle do "Exército de Hokuto" um exército que combate a tirania do Império Central (Chuou Teitou). Yuria agora está morta e Kenshiro reaparece a partir do deserto para ajudar Bart e Lynn a se tornarem guerreiros. O imperador está protegido por generais da Escola Imperial de GENTO, na realidade, o imperador é a irmã gêmea de Lynn, Loui, que foi presa num cativeiro pelo governador maligno, Jako, que governa em seu lugar.
Ken irá enfrentar a escola gento e o temível General Falco da Luz Dourada. O primeiro general a sucumbir ao punho do Hokuto foi Sorya da Luz Púrpura de Gento que tinha atacado o vilarejo de Mamyia. A seguir luta contra Shoki Luz Vermelha que o deixa entrar na capital imperial. Borz, General da Luz Azul é morto por Ken na capital do império. Graças ao sacrifício do caçador de recompensas Ain, Jako é derrotado na batalha decisiva entre Ken e Falco e a luta é interrompida antes da morte de um dos dois bravos guerreiros. Falco mata Jako. Ain tinha-se tornado um amigo de Ken.
Ao final da saga do Império Central, Lynn é raptada e levada para o outro lado do mar no país dos Shuras(Shura no kuni). Falco e Kenshiro vão resgatá-la mas encontram muitos inimigos fortes e o poderoso estilo Hokuto Ryu Ken, utilizado pelos 3 demônios Shura.
A saga do país dos Shuras finaliza a série de tv.


Hokuto no Ken Movie
Com o sucesso da série para tv, em 1986 foi lançado filme de 110 minutos, que causou polêmica pela dose de violência, livre da censura da tv e mais fiel ao mangá. Acabou chegando ao mercado de vídeo com alguns recursos de "embaçamento" para suavizar certas cenas mais explícitas. A história narra de uma forma diferente o começo do mangá, aproximadamente metade da primeira série, até o primeiro combate entre Kenshiro e Raoh. Alguns detalhes foram modificados para o filme ter uma história mais coerente, deixando de fora personagens importantes.


Shin Hokuto no Ken
Em 2003, foram lançados três Ovas intitulados Shin Hokuto no Ken, com aproximadamente 45 minutos de duração cada. Os ovas são baseados na novela Jubaki no Machi, escrita por Tetsuo Hara. Pode se dizer que Shin Hokuto no Ken é a continuação direta de Hokuto no Ken 2.


Hokuto no Ken - Shin Kyûseishu Densetsu
Em 2005, cinco OVA's começaram a ser produzidos, intitulados Shin Kyûseishu Densetsu. Serão lançados entre 2006 e 2008.


Hokuto no Ken: Raoh Gaiden Ten no Haoh
Esse OVA conta como Raoh se torna Ken-Oh, o dominador do fim do século, após a guerra nuclear.


Live Action - Fist of the North Star

Em 1995, um filme intitulado Fist of the North Star foi produzido pela First Look International (EUA). Ele se refere à primeira saga da série Hokuto no Ken. Apesar da tentativa de obter uma adaptação fiel, as diferenças em relação à série são notáveis.
Curiosamente, as cenas iniciais do filme são cheias de ação, violência e efeitos especiais. Entretanto, no decorrer do enredo, as cenas de ação e os efeitos diminuem drasticamente. Há quem diga que os produtores utilizaram a maior parte da verba logo no começo da película, o que comprometeu o final da produção.
No Brasil o filme chegou com o nome O guerreiro da estrela polar, e foi exibido algumas vezes nas madrugadas da Rede Globo.
Título: Hokuto no Ken - Fist of the North Star (O guerreiro da estrela polar).








0 comentários:

Postar um comentário

Deixe um comentário

VOCÊ ESTÁ NO JPN WORLD