domingo, 25 de setembro de 2011

GINTAMA


Gintama (銀 魂 Gintama, Lit. "Alma de Prata") é um mangá escrito e ilustrado por Hideaki Sorachi, com início em 8 de dezembro de 2003, na Weekly Shonen Jump.A história se passa em uma Edo que foi conquistado por alienígenas chamada Amanto, a trama segue a vida do ponto de vista do samurai Sakata Gintoki, que trabalha como faz-tudo ao lado de seus amigos Shimura Shinpachi e Kagura, a fim de pagar o aluguel mensal. Sorachi acrescentou o cenário de ficção científica para desenvolver personagens à seu gosto, após seu editor sugerir ser feita uma série histórica.
O mangá foi licenciado pela Viz Media na América do Norte. Além de publicar os volumes individuais da série, a Viz serializou seus primeiros capítulos em sua antologia de mangás Shounen Jump. O mangá estreou em janeiro de 2007, e foi serializado em uma taxa de um capítulo de um mês. Uma animação vídeo original (OVA) de GinTama produzido pela Sunrise foi apresentado em 2006 na Jump Festa Anime Tour em 2005. Isto foi seguido por uma série completa do anime, que estreou em 4 de abril de 2006, na TV Tokyo. Um filme de animação está previsto para estrear no Japão em abril de 2010.


História

A história de Gintama ocorre em Edo (hoje conhecida como Tóquio por causa de sua mudança de nome em 1868), o Japão, que foi conquistada por alienígenas chamados Amanto no período Edo. Os samurais do Japão lutaram contra os estrangeiros, mas depois de sua derrota os Amantos colocaram uma proibição de espadas. A trama é focada em um samurai excêntrico, Gintoki Sakata que ajuda um adolescente chamado Shinpachi Shimura salvar sua irmã Otae de um grupo de alienígenas que querem torná-la parte de um bordel. Impressionado com Gintoki, Shinpachi se torna seu aprendiz e trabalha com ele como freelancer para pagar o aluguel mensal onde vive Gintoki, bem como saber mais sobre ele. Os dois resgataram uma adolescente alienígena chamada
 Kagura de um grupo de Yakuza, que queria usar a sua força sobre-humana para matar pessoas. Kagura se junta á Shinpachi e Gintoki para trabalhar como freelancer. Ao fazer o seu trabalho se deparam muitas vezes com a polícia a força Shinsengumi, que normalmente aliado com eles no seu trabalho, uma vez que geralmente envolvem criminosos perigosos. Eles também vêm ao encontro de antigos camaradas de Gintoki durante a invasão Amanto, incluindo o terrorista Kotaro Katsura que mantém um relacionamento amigável com eles, apesar de sua ambição de destruir o bakufu. Por outro lado, Shinsuke Takasugi atua como um antagonista principal ao longo da série, como ele quer destruir o bakufu de uma forma mais violenta do que Katsura.
Embora a história da série, é comumente episódica, também existem alguns arcos de história que são desenvolvidas através de vários capítulos.

No Japão, o mangá Gintama tem sido muito popular, geralmente no ranking Top Dez das séries best-sellers. O anime e os seus DVDs também foram destaque, em diversos períodos, no Top Dez de seus respectivos meios de comunicação, enquanto a TV Tokyo anunciou que o anime Gintama foi responsável por vendas elevadas no exterior junto com a adaptação do anime Naruto. Gintama tem sido muito criticado. As críticas positivas concentraram-se na comédia e nos personagens da série, ao passo que as críticas negativas, tem sido focadas no estilo do mangá.
gintama logoTema
O foco principal de Hideaki Sorachi em Gintama é a utilização de piadas;. durante o segundo ano de serialização do mangá, ele começou a adicionar mais drama à história, enquanto mantém a comédia, piadas e vários comentários de mangás clichês da Shonen Jump. Por exemplo, no primeiro capítulo, após a briga de Gintoki com um grupo de alienígenas para proteger Shinpachi e Otae, Shinpachi reclama que ele só lutou para "Por uma página" e Gintoki responde: "Cale a boca! Uma página é muito tempo para um artista de mangá!" o desejo exagerado de Gintoki para ler a revista Weekly Shonen Jump (que faz com que ele pare de lutar , a fim de obtê-la) também faz o divertimento de shonen, uma vez que durante os períodos personagens são citados. Outros tipos de situações cômicas são mais gerais, de modo que o leitor deve saber sobre a cultura japonesa para compreendê-los. O humor é descrito por publicações como "bizarra” e estranha”. Também é descrito como sendo dividido entre duas categorias: "Ficção-Cientifica de comédia" e uma "comédia samurai" como referência aos estrangeiros, que tende a apontar "uma mania irritante sobre a sociedade moderna", incluindo os dias celebrações ou famosas figuras míticas. Além disso, há referências a várias figuras históricas com poucos personagens da história que está sendo com base nelas. Além da série de comédia, os alienígenas 'invasão no Japão trazer várias questões sociais entre eles e os seres humanos com a mais recorrente é a falta de igualdade social.


Produção

Em 2003, Hideaki Sorachi era um artista de mangá que já criou dois one-shots para a revista Weekly Shonen Jump. Embora ele estava se preparando para escrever sua primeira série, seu editor sugeriu que ele crie um mangá série com base no Shinsengumi, a maioria inspirada por um futuro programa de televisão-drama sobre a trupe de 1860, conforme ilustrado por atores ídolo. Sorachi tentou criar essa série desde que ele admitiu gostar do Shinsengumi, mas no final não conseguiu obter qualquer coisa. Ao invés de abandonar completamente a idéia, ele permaneceu focado na época histórica japonesa, mas começou a criar sua própria história, adicionando elementos de ficção científica e ficção muitas das figuras da época para criar uma história mais a seu gosto. O título original da série era para ser "Yorozuya Gin-san " (万事 屋 銀 さん?, lit. "Mercador Geral Gin-san"), mas não tem qualquer impacto sobre Sorachi. Depois de grande debate, ele decidiu ir com o nome de Gintama depois de discutir com sua família, decidiu sobre um nome que soa próximo da borda sem estar completamente fora dele. Embora Sorachi considerado o one-shot "Samuraider" ser muito pobre, o estabelecimento de tais one-shot serviu de base para Gin Tama, como a adição de personagens alienígenas. Sorachi tinha pouca esperança sobre a popularidade do mangá, como ele observou que as pessoas costumavam dizer-lhe a manga não superar o número de dois volumes tankobon. No entanto, uma vez que o terceiro volume foi lançado, Sorachi descobriu que ele não tinha "qualquer material fresco para usar". O personagem principal da série foi originalmente concebido para ser Hijikata Toushirou como Sorachi era um fã do Shinsengumi, mais notadamente a partir de Hijikata
 Toshizo (a milícia que foi a base para o de Gintama), depois que viu o filme Burn! Sword!. Quando Sorachi não poderia "livrar"o projeto inicial de Hijikata, ele decidiu não usá-lo como o personagem principal, mas acrescentou que ele, juntamente com a Shinsengumi para a história. O capítulo piloto da série tinha uma trama diferente da que a partir da serialização: Shinpachi já se reuniu Gintoki na história e havia o Shinsengumi mais para a história como uma base Harada Sanosuke. Como todos estes novos Shinsengumi eram mais velhos do que a maioria dos personagens recorrentes da série, Sorachi decidiu remove-los a pensar que eles não eram divertidos. Quando perguntado por um fã, Sorachi mencionou que a maioria dos personagens da série são baseados em cidadãos na vida real Edo enquanto o personagem de Gintoki é praticamente baseado no popular herói Sakata Kintoki.
Durante o primeiro ano da série, Sorachi acreditava que a origem da popularidade do Gintama foi parcialmente ligada ao drama Shinsengumi. Enquanto o drama decorreu durante o primeiro ano da série, quando o mangá foi principalmente as histórias mais curtas que estabeleceu os personagens e do mundo, ele se sentiu desconfortável de fazer as coisas relacionadas com o drama. Pelo segundo ano e além, ele se tornou mais ousado em suas histórias e conceitos, criando histórias que já incluiu mais drama ao mesmo tempo manter seu senso de humor e satirização do Japão moderno, através de seu passado romanceado. Ao trabalhar nos capítulos Sorachi geralmente tem problemas para terminar o manuscrito, deixando seu supervisor para levá-lo antes que ele pudesse revê-lo. Ele acha sobre o que escrever por ficar em seu quarto ou indo para uma caminhada. Embora ele comentou que algumas de suas idéias são "aleatórios", ele se concentra no fato de que eles estão relacionados ao mangá. No entanto, quando ele tem problemas para descobrir o que idéias, Sorachi normalmente é ajudado por seu editor. Pensamento de Gintama como um manga "sem-sentido", antes de escrever um capítulo, Sorachi concentra se o capítulo deve ser uma comédia ou um drama. Ao ilustrar as linhas da série, Sorachi geralmente usa uma caneta com ponta de feltro, uma caneta, uma caneta de ponta de pincel e uma multiliner. Para as principais linhas de personagens que ele só usa uma caneta com ponta de feltro e uma caneta, enquanto que para os esboços um multiliner-0.8.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe um comentário

VOCÊ ESTÁ NO JPN WORLD