domingo, 11 de setembro de 2011

vagabond

Vagabond (em japonês: バガボンド, Bagabondo) é um mangá japonês criado por Takehiko Inoue, baseado no livro "Musashi", de Eiji Yoshikawa, que conta a história do samurai Miyamoto Musashi (em japonês: 宮本武蔵 1584–1645).
O mangá começou em 1998 sendo serializado na revista semanal Shūkan Mōningu (em japonês: 週刊モーニング?) e é publicado pela Kodansha no Japão. No Brasil é publicado pela Editora Conrad. No Japão, até dezembro de 2007, foram publicados 27 volumes. Vagabond tem vendido mais de 22 milhões de cópias ao redor do mundo. Em novembro de 2006, segundo Takehiko Inoue, o mangá por volta de 1 ano e meio a 2 anos estaria concluído.
Em 2000 Vagabond ganhou o Grande Prêmio do Festival de Artes da Mídia do Japão. O seguinte é um extrato do discurso felicitando a Takehiko Inoue: "Desde Toyotomi a Tokugawa. Musashi Miyamoto cresceu em um período de mudança de grandes eras. O senhor Inoue tem tomado o poderoso Musashi que foi chamado às vezes de uma 'besta' e o desenhou como um vagabundo. O artista faz alarde sobre desafiar atrevidamente o trabalho de literatura nacional de Eiji Yoshikawa, incluso, a sensação de velocidade que o cria é impressionante. Eu o envio meus aplausos ao artista por criar uma nova imagem de Musashi." Nesse mesmo ano, Vagabond ganhou o 24º Prêmio Kodansha de Mangá na categoria geral. Em 2002, Vagabond recebe o aclamado Prêmio Cultural Tezuka Osamu. No ano seguinte, Inoue foi nomeado para o Prêmio Eisner de 2003 na categoria de melhor escritor/artista.



Personagens Principais

(relativo ao mangá: não considerar como biografias históricas oficiais a não ser que o indiquem)
  • Miyamoto Musashi: O Personagem principal desta saga.
  • Sasaki Kojirō: O lendário arquirrival de Miyamoto Musashi. Se crê que Kojirō tenha estudado o estilo Chujo-ryu de luta de espada, sobre a instrução quer de Toda Seigen ou de Kanemaki Jisai. Kojirō era célebre por sua técnica Tsubame-Gaeshi, o “Corte Andorinha”, inspirada pelo movimento de uma andorinha ao voar. Uma diferença interessante do livro em que se baseia o mangá, é que Kojirō é representado como surdo.
  • Takuan Sōhō: (1573-1645). Um monge zen-budista, especificamente, representante da seita Rinzai. Em 1610, ele foi designado como abade do templo principal, Daitokuji. Takuan é conhecido por sua brutal honestidade e personalidade meticulosamente perceptiva, que era buscada igualmente por monges, samurais e políticos (como Tokugawa Iemitsu e Go-Mizuno). A correspondência compartilhada entre Takuan com Yagyū Munenori foi compilada em um tratado chamado "A Mente Desinibida". Takuan ajuda a capturar Takezo (antigo nome de Musashi) e logo o renomeia como Miyamoto Musashi, liberando-o para que continue suas viagens e evolua sua personalidade.
criador:
TAKEHIKO INOUE
Takehiko Inoue (em japonês: 井上雄彦), nascido em 12 de Janeiro de 1967, Kyushu, Japão. É um mangaka. Entre suas obras mais conhecidas estão Slam Dunk e Vagabond.


Trabalhos

Antes de se tornar mangaka, Inoue foi assistente de Tsukasa Hojo no mangá City Hunter. Seu início como mangaka foi em 1988 com Kaede Purple, que apareceu na revista Shonen Jump e com o qual ganhou o Tezukashiyo, prêmio criado para homenagear Osamu Tezuka, o pai dos quadrinhos japoneses. Seu primeiro mangá publicado em tankobon foi Chameleon Jail, no qual foi ilustrador.
Inoue alcançou a fama com o seu segundo mangá, Slam Dunk, sobre o time de basquete Shohoku. Slam Dunk foi publicado na revistaWeekly Shonen Jump da editora Shueisha no Japão de 1990-1996 e vendeu mais de 100 milhões de cópias somente no Japão. Em 1995 ele ganhou o Shogakukan Manga Award como série shonen e em 2007 foi declarado o mangá favorito do Japão. Slam Dunk foi transformado em anime, contendo 101 episódios e quatro filmes.
Terminado Slam Dunk, Inoue se dedicou a série Buzzer Beater que foi feita em paceria com a ESPN em 1997. A série é sobre um time de basquete da Terra que compete intergalaticamente. Ela aparece no site oficial de Inoue em quatro línguas: Japonês, Inglês, Chinês e Coreano. Foi produzido em 2005 o anime de Buzzer Beater contendo 13 episódios na primeira temporada. Em 2007 foi produzida a segunda temporada contendo também 13 episódios. Ambas foram animadas pela TMS Entertainment. Depois veio uma história curta, chamada Piercing.
Vagabond foi o seu próximo mangá; adaptado do romance de Eiji Yoshikawa que narra a história do maior samurai do Japão Miyamoto Musashi. Inoue ganhou o Kodansha Manga Award em 2000 e o Osamu Tezuka Culture Award em 2002 pela obra. Enquanto tabalhava em Vagabond, Inoue começou a produzir Real em 2001, seu terceiro mangá sobre basquete, este focado em basquete em cadeira de rodas. Real ganhou um prêmio por excelência em 2001, o Japan Media Arts Festival. Vagabond e Real continuam sendo publicados.
Inoue também fez o trabalho de design para MistWalker's' LostOdyssey, um RPG para o console Xbox360.


  
  

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe um comentário

VOCÊ ESTÁ NO JPN WORLD